Seguidores

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Esclerose Múltipla alcança benefícios com Tai Chi Chuan e Qi Gong Criado em: 24/08/2011 09:32:08 por Adriana De Donato


acientes com Esclerose Múltipla alcançam benefícios com Tai Chi Chuan e Qi GongA Esclerose Múltipla é uma desordem caracterizada pelo espasmo muscular, perda de sensibilidade periférica, incontinência, perda de equilíbrio, fadiga e disfunção cognitiva. Pode ocorrer na forma de episódios agudos ou seguir um padrão crônico. Existem dados que sugerem que a desordem seja causada pelo ataque ao sistema nervoso central pelo sistema imunológico, causando inflamação e destruição da camada de mielina. Ainda não se conhece sua cura – alguns medicamentos são capazes de aliviar os sintomas.

A combinação da Terapia Psicológica, Ocupacional e Fisioterapia parece ser útil na redução da fadiga e da severidade dos sintomas. Contudo, ainda é raro o oferecimento sistêmico/governamental destas técnicas por longos períodos. Em contrapartida, o Tai Chi Chuan tem se tornado cada vez mais acessível ao público.
O Tai Chi considera tanto os aspectos físicos quanto a atitude psicológica, tendo se provado muito eficaz na melhoria do equilíbrio, da postura, da flexibilidade, do vigor, da pressão sanguínea diastólica, da força muscular e do bem-estar geral.
Neste trabalho, foi desenvolvido um programa de intervenção baseado em exercícios fundamentais do Tai Chi. O programa não tinha a intenção de ensinar aos voluntários as posturas complexas associadas à prática de longo prazo, mas sim focar nos princípios fundamentais do equilíbrio, do movimento, da consciência sensorial e da respiração. Tais princípios são conhecidos como Qi Gong, cuja tradução literal significa cultivo da energia. O programa também incluía a Tui Na, uma automassagem relativa ao Qi Gong.
Os voluntários portadores de Esclerose Múltipla previamente diagnosticada passaram por seis sessões individuais de Tai Chi Chuan, recebendo instruções para a prática diária em casa de, no mínimo, 30 minutos. Questionários específicos foram respondidos imediatamente antes e depois de cada intervenção.
A Esclerose Múltipla tem um mecanismo imprevisível, sendo este um fator que dificulta a avaliação da eficácia dos tratamentos propostos. Os resultados apresentaram padrões interessantes, como a melhoria do aspecto depressivo, em função da sensação de “poder fazer algo”, dando ao indivíduo o senso de domínio sobre si mesmo. Melhorias em equilíbrio foram obtidas por quase todos os voluntários. Além disso, observou-se melhoras em caminhadas, quer fosse em distância percorrida ou na capacidade de ficar em pé.
-O Chi Kung no Chinês Simplificado: 气功; Chinês Tradicional: 氣功; pinyin : Qìgong; é um termo de origem chinesa que se refere ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios tem a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação de energia Chi (energia vital) no corpo.
Podem ser destacados entre os sistemas de Chi Kung mais conhecidos na atualidade as seguintes práticas:
  • Baduanjin : oito peças de brocado
  • Zhan Zhuang : permanecer quieto como uma árvore
  • Yijinjing : renovação dos músculos e tendões
  • Wuqinxi : o jogo dos cinco animais
  • Lian Gong:O Dr. Zhuang complementou esta prática desenvolvendo mais 2 sequências de 18 exercícios:
    • A 1ª sequência é conhecida como "18 Terapias Anterior", dividida em 3 séries
      • 1ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores no pescoço e ombros
      • 2ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nas costas e região lombar
      • 3ª série: Exercícios para a prevenção e tratamento de dores nos glúteos e nas pernas
    • A 2ª sequência é conhecida como "18 Terapias Posterior", dividida em 3 séries*
    • A 3ª sequência é conhecida como "I Qi Gong", planejada para fortalecer as funções do coração-pulmão e previnir e tratar infecções dasvias respiratórias.
    Os exercícios são praticados seguindo o ritmo de músicas tradicionais chinesas.
  • Chan Si Gong : enrolar o fio de seda



O Espargírica respeita a Lei 9610/98, Lei do Direito Autoral, referenciando a fonte completa da informação:N. Mills, J. Allen, S.C. Morgan, Does Tai Chi/Qi Gong help patients with Multiple Sclerosis?, Journal of Bodywork and Movement Therapies, 4(1), 2000, 39-48.
Para saber mais sobre Espargírica: Blogs

Nenhum comentário: