Seguidores

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Projetos NASF para o ano de 2011



Semana da Saúde
No dia 07 de abril é comemorado o dia mundial da saúde. Diante desta oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação da Atenção Básica, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF proporcionarão à população itumbiarense a Semana da Saúde, entre os dias 04 a 07 de abril, na Clínica Popular Antônio de Pádua Peppe.
Uma vez que o Núcleo do Telemedicina conta com a Campanha de detecção as principais causas da cegueira, esta semana será voltada ao público da Terceira Idade e Diabéticos.
Participarão do evento as Equipes das ESFs que são englobadas pelo NASF (02, 05, 06, 07, 08, 12, 13 e 14). Serão realizados cerca de 100 atendimentos por dia e cada ESF receberá senhas para serem distribuídas aos interessados

.
Serão realizadas as seguintes atividades:Campanha de detecção das principais causas da cegueira - Catarata, Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular Referente a Idade - DMRI . Sendo que o foco para as campanhas é Diabéticos e pacientes maiores de 60 nos para o DMRI.
· Aferimento da pressão arterial;
· Avaliação do IMC;
· Teste de glicemia;
· Corte de cabelo;
· Ginástica Laboral;
· Orientações sobre a importância dos exercícios físicos;
· Dicas de ergonomia, osteoporose, quedas e fraturas;
· Orientações nutricionais voltadas para a Terceira idade, prevenção 

   e cuidados sobre o diabetes e distribuição de receitas saudáveis e diet;
· Orientações sobre depressão na terceira idade e a importância da ampliação 

  de rede social;
· Orientações sobre o estatuto do idoso;
· Orientações sobre odontologia;
· Exames de HIV, hepatite, sífilis (Parceria com o NABS);
· Orientações no combate a dengue (Parceria com a Endemias).
INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO VIVA FELIZ E CEGONHAO trabalho com grupos tem como objetivo alcançar a construção coletiva do conhecimento. As ações educativas são necessárias e complementares na busca da qualidade do cuidado em saúde. O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF conta com grupos de prevenção e promoção da saúde nas ESFs que são englobadas pelo NASF (02, 05, 06, 07, 08, 12, 13 e 14). O NASF é formado por uma Equipe Interdisciplinar: assistente social, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga.
O grupo Saúde na Mesa tem como eixo norteador a Reeducação Alimentar, o Grupo Vida Que Te Quero Vida é voltado para adolescentes e tem como objetivo abordar questões sobre sexualidade. No Grupo Oficina da Postura é realizado a Reeducação Postural. O Flor do Dia é um grupo voltado as Equipes de Saúde da Família e aos Agentes Comunitários de Saúde para que também possam participar de um grupo de apoio para auxílio de sua própria saúde.
No último dia 30 de março iniciou-se o Projeto Viva Feliz e o Projeto Cegonha. O Projeto Viva Feliz é destinado a população idosa e tem como propósito melhorar a qualidade de vida, criando oportunidades de socialização, conscientização e incentivo à práticas de hábitos saudáveis.
O Projeto Cegonha é voltado às gestantes e tem como objetivo a promoção da saúde biopsicossocial da gestante, oportunizando acolhimento e apoio. Para a realização destes dois últimos grupos, foi realizada uma parceria com a ULBRA, na qual os estagiários de educação física desenvolverão atividades físicas além das propostas pela Equipe do NASF. Os interessados devem comparecer as Estratégias de Saúde da Família vinculadas ao NASF e realizarem a inscrição. A locomoção da ESF a ULBRA será realizada por meio de transporte da prefeitura.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF de Itumbiara é uma equipe formada por 5 profissionais da área da saúde (Educador Físico - Amauri Chaves, Assistente Social - Elíbina Figueiredo, Fisioterapeuta - Rosinei Cabral, Nutricionista - Kaline Ramos e Psicóloga - Sabrina de Faria), com o intuito de promover ações de prevenção e promoção da saúde

Nenhum comentário: