A equipe do ambulatório de Esclerose Múltipla do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), participa a partir do próximo dia 18 até o dia 21 de maio, em Recife, da reunião do Comitê Brasileiro de Tratamento e Pesquisa em Esclerose Múltipla (BCTRIMS), um evento internacional que vai reunir profissionais de várias partes do mundo para trocar experiências e debater as novidades no diagnóstico e tratamento da esclerose múltipla.
A equipe do HGF apresentará quatro trabalhos sobre esclerose múltipla, entre casos clínicos e atuação da enfermagem no atendimento abulatorial. O hospital será representado no congresso pelo médico neurologista Artur D’Almeida, pelas enfermeiras Patrícia Rocha e Nair Corso e pelaa nutricionista Maria Luiza.
Fundado em 1999, o BCTRIMS pretende promover a educação dos médicos, cuidadores e portadores da esclerose múltipla, através de reuniões, simpósios e congressos em vários pontos do país, divulgando o conhecimento da doença, dos meios de diagnosticá-la e dos avanços nos tratamentos.
Desde 2008, o HGF mantém um ambulatório especializado no tratamento de esclerose múltipla. Hoje, cerca de 70 pacientes são acompanhados pela equipe multidisciplinar. O custo do tratamento varia de 5 a 10 mil reais por mês e não é coberto pela maioria dos planos de saúde. Dor, fadiga, dormência, fraqueza, falta de equilíbrio, incontinência urinária, rigidez e perda de visão são alguns dos sintomas que podem surgir com a doença, que afeta principalmente mulheres entre 15 e 40 anos.