Seguidores

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cerca de 30 minutos de exercício físico diário podem ajudar combater o cansaço, a fadiga e a espasticidade em doentes com esclerose múltipla.


Vídeo com exercícios ajuda portugueses com Esclerose Múltipla

30/05/2012 - 08:16
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) comemora o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, assinalado no dia 30 de Maio, com o lançamento do DVD “Mobility Matters”, um vídeo com exercícios especialmente pensado para doentes com Esclerose Múltipla, uma doença neurológica que afecta precocemente a mobilidade e atinge cerca de 6 mil portugueses, avança a SPEM, em comunicado de imprensa.

De facto, as dificuldades na marcha encontram-se entre as queixas mais valorizadas pelos doentes, condicionando muito frequentemente as actividades básicas de vida diária, assim como o exercício de algumas profissões, o que acaba por ter implicações socioeconómicas para o próprio doente e para a família. Cerca de 30 minutos de exercício físico diário podem ajudar combater o cansaço, a fadiga e a espasticidade em doentes com esclerose múltipla. Neste contexto os especialistas recomendam programas de exercícios destinados a aumentar a aptidão cardiorrespiratória, força muscular e mobilidade de forma a melhorar o estilo e qualidade de vida e reduzir os riscos de outras patologias.

O programa “Mobility Matters”, concebido pela Biogen Idec, é composto por um conjunto de sete exercícios para pernas e braços realizados com uma banda elástica e protagonizados pelo treinador Rui Barros, conhecido pela sua participação no programa “Peso Pesado”. O uso de resistência elástica utilizada nos exercícios do vídeo, traz vários benefícios ao doente, explica Luísa Ventura, fisiatra que dá apoio à SPEM: “permite o exercício aeróbico e proporciona estabilidade articular, essencial para a execução do movimento, que por sua vez é feito de forma mais fluida e com menos esforço”.

Manuela Neves, directora da SPEM, afirma que este projecto nasceu “porque sabemos que a perda de mobilidade ainda não pode ser completamente tratada, mas pode ser contrariada com a prática de exercício físico diário. Nas instalações da SPEM existe um espaço totalmente equipado e dedicado à realização de exercícios e fisioterapia, cuja utilização, é infelizmente, limitada àqueles que têm possibilidade de se deslocar à nossa sede. Mas uma vez que existimos para todos os doentes com Esclerose Múltipla do país, participámos neste vídeo para que aqueles que estão mais longe de nós possam usufruir de um programa de exercícios pensado exclusivamente para quem sofre desta patologia”.

O DVD “Mobility Matters” vai ser lançado esta quarta-feira, dia 30 de Maio, numa sessão comemorativa do quarto Dia Mundial da Esclerose Múltipla que vai contar com várias actividades relacionadas com a importância do exercício físico, entre as quais se incluem uma aula de ginástica inspirada nos exercícios do DVD ministrada pelo treinador Rui Barros e uma Aula de Tai Chi, pela Associação de Tai Chi Taoista de Portugal.

Nenhum comentário: