Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Anti-histamínicos podem ser usados no tratamento de esclerose múltipla



Uma pesquisa publicada no Journal of Leukocyte Biology afirma que anti-histamínicos, usados normalmente no tratamento de alergias, podem passar a serem usados também em pacientes com esclerose múltipla

A histamina é um neurotransmissor envolvido nas reações alérgicas e em outros processos patológicos e fisiológicos. Seu papel está relacionado a reações hiper-sensitivas, dilatando vasos sanguíneos e tornando suas paredes permeáveis, facilitando o movimento das células imunológicas.

Os cientistas usaram um rato com esclerose múltipla e analisaram efeitos diretos da histamina em linfócitos causadores da doença; Os resultados mostraram que a histamina reduziu a proliferação de citocinas envolvidas na inflamação do cérebro e nos danos sofridos pelos neurônios, passos importantes no desenvolvimento da esclerose múltipla.

“Essa pesquisa é muito animadora por diversas razões. Primeiro, ela aponta para conexões inesperadas entre caminhos envolvidos na auto-imunidade e alergia, e sugere conexões previamente não reconhecidas entre esses tipos bem diferentes de respostas imunológicas. Segundo, enquanto estender estudos em modelos animais para humanos demanda mais trabalho, esses novos dados apontam para um novo alvo potencial para medicamentos para esclerose múltipla e possivelmente outras doenças auto-imunes ou do sistema nervosos central”, diz John Wherry, editor chefe do periódico.


http://www.expressomt.com.br/noticiaBusca.asp?cod=117932&codDep=3

Nenhum comentário: