Seguidores

sábado, 12 de fevereiro de 2011

DEGENERAÇÃO MÁCULAR

Descoberta pode levar a cura para cegueira


Uma equipe internacional de pesquisadores descobriu uma pista para uma das maiores causas de cegueira, a degeneração macular relacionada com a idade, que não tem cura. O estudo, que está na publicação Nature, encontrou a enzima conhecida como DICER1, que quando para de funcionar causa a doença. Isso pode levar a uma cura no futuro, segundo a notícia da BBC.
um dos órgãos mais complexos do corpo humano
DEGENERAÇÃO DA MÁCULA© istockphoto.com / Seb Chandler

A mácula é a parte do olho que fica no centro da retina e é responsável pela definição de detalhes no centro do campo de visão. Conforme a doença progride, essa visão central se diminui, causando uma dificuldade em ler, dirigir e reconhecer pessoas. A doença afeta 1 em cada 50 pessoas com mais de 50 anos, e 1 em cada 5 pessoas com mais de 85 anos. A causa exata é desconhecida, mas os fatores de risco são fumo, pressão alta e familiares com a mesma doença.

Os pesquisadores notaram que a enzima DICER1 era menos ativa na retina de pessoas com a forma mais comum da doença e, quando desativavam o gene que faz essa enzima em ratos, as células da retina ficavam danificadas. "Essa parte é muito importante para o quebra-cabeça sobre a doença, e precisamos juntá-la com outras descobertas", diz Ian Grierson, da Universidade de Liverpool.

As descobertas ainda precisam ser validadas por outras pesquisas. A vida dos pacientes de hoje não sofrerá nenhuma mudança, mas a pesquisa pode levar a novos tratamentos a longo prazo.

Nenhum comentário: