Seguidores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Salmão e Maçã Podem Deter Avanço da Degeneração Macular

Estudo aponta que alimentos ampliam efeito de suplementos antioxidantes.
Jornal Folha de São Paulo - por Rachel Botelho

Um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no "British Journal of Ophthalmology" concluiu que uma dieta rica em ômega 3 -ácido graxo encontrado em peixes gordurosos como o salmão - e em alimentos com baixo índice glicêmico, como a maçã e o pão integral, pode reduzir a progressão da degeneração macular relacionada à idade e até mesmo deter o avanço da doença, nas formas exsudativa ou seca.
A pesquisa, multicêntrica e controlada, acompanhou cerca de 3.000 voluntários por um período de oito anos.

Trabalhos anteriores já haviam comprovado que a suplementação vitamínica com antioxidantes adia o aparecimennto da degeneração macular relacionada à idade e retarda sua evolução depois de instalada.
Agora, a nova pesquisa concluiu que a suplementação é ainda mais efetiva quando associada à ingestão de alimentos que são fonte de ômega 3 e que têm baixo índice glicêmico.
"Esse hábito alimentar deve ser incorporado à rotina das pessoas que têm risco de desenvolver a doença. O efeito é cumulativo e a longo prazo", afirma o oftalmologista Newton Kara José Junior, responsável pelo setor de catarata do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
"A degeneração macular relacionada à idade é uma importante causa de deficiência viisual e talvez a doença ocular mais prevalente para a qual o tratamento ainda é pouco eficaz", diz o médico. "Assim, todos os esforços para preveni-Ia devem ser valorizados."
• Diagnóstico

Segundo o oftalmologista, o risco de desenvolver o problema pode ser detectado em connsultas de rotina, por meio do exame de fundo de olho.
Todas as pessoas com mais de 50 anos e, principalmente, aquelas que têm olhos claros podem apresentar a doença e devem passar por avaliações periodicamente.

Salmão e maçã
Ingredientes
2 postas de salmão
1 maracujá
Suco de uma laranja
1 maça
1 limão
1 colher de açúcar
1 pitada de canela
1 pitada de noz moscada
Sal, margarina e azeite
Modo de preparo
Tempere o peixe com sal e ponha para grelhar
Retire e na mesma panela junte o Maracujá com o açúcar e deixe por dois minutos
Retire e regue sobre o peixe
Para acompanhar
Fatie a maça sem a semente e ponha em água com limão
Aqueça margarina e ponha as fatias de maça
Tempere com canela e noz moscada
Junte o mel e deixe em fogo brando
Retire e sirva como acompanhamento de seu peixe
BOM APETITE

Nenhum comentário: