Seguidores

domingo, 13 de março de 2011

Direto de Aracaju - óleo essencial da Alpinia speciosa Schum,


O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como 'Bastão do Imperador' e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa.
A descoberta, feita em Sergipe pela fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido durante a conclusão do doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), já gerou patentes nacional e internacional.
Edna Aragão, que desenvolveu pesquisas no Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), avaliou quase mil grupos musculares e acompanhou 75 pacientes. Todos recobraram os movimentos. O caso mais significativo é o do lutador de jiu-jitsu sergipano João Alberto Alves, 31 anos.
Em 2007, Alves sofreu um acidente vascular encefálico após cirurgia para retirada da glândula tireoide. "Eu era independente e, de uma hora para outra, me vi precisando de ajuda para fazer tudo. Foi muito difícil", afirma o lutador que sequer levantava da cama, mas hoje usa o andador com facilidade e faz exercícios físicos.
Em uma situação patológica, por falta de controle do sistema nervoso central, os impulsos nervosos vindos da medula para o músculo ficam acentuados, causando espasticidade (espasmos) e, ao mesmo tempo, paralisia muscular. Em sua tese, a pesquisadora mostrou que o óleo atua nos canais de cálcio, responsáveis pela contração muscular. O excesso de cálcio promove a tensão do músculo. Sua normalização permite que o músculo contraia e relaxe normalmente, o que gera energia para novos movimentos.
Patentes
A pesquisa desenvolvida em Sergipe despertou o interesse da Hebron, fabricante de fitoterápicos com sede em Recife (PE) e relações comerciais em países como Estados Unidos, Cuba, África do Sul, Portugal e Áustria. A empresa cultivou a planta, forneceu matéria-prima para o tratamento dos pacientes sergipanos e financiou equipamentos para a avaliação dos resultados.
Foram investidos cerca de R$ 30 mil que renderam patentes nacional e internacional à empresa pernambucana e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), centro de laboratórios instalado em Aracaju, onde Edna Aragão realizou os estudos sobre a ação da Alpinia.
O próximo passo da Hebron e do ITP é conseguir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para industrializar e comercializar o óleo essencial. A expectativa é que isso aconteça em 2012.
contato


CALL CENTER: 0800.729.2100
Sociedade de Educação Tiradentes S/S Ltda.

Av. Murilo Dantas nº300 B. Farolândia – CEP: 49.032-490
CPNJ: 13.013.263/0001-87
Aracaju - Sergipe

Renorbio - Rede Nordeste de Biotecnologia
UECE - Av. Paranjana, 1.700 - Campus do Itaperi - 60740-000 Fortaleza/CE
Telefone: (85) 3101.9645 / Fax: (85) 3101.9650
E-mail: renorbio@renorbio.org.br


9 comentários:

Regina disse...

Tenho uma doença neuro-muscular e essa matéria deixou-me muito interessada.
Voces poderiam enviar, se possível, para meu e-mail o
e-mail da pesquisadora Edna Aragão, ou da HEBRON ou do ITP, para que a neurologista que acompanha meu quadro possa também se inteirar melhor, enfim, poder acompanhar mais de perto essa pesquisa.
Desde já, agradeço.

Lourenço disse...

Meu Pai teve um AVCH esta semana 07/04/2011 e gostaria de informções sobre como adiquiir esse produto

Ana Maria disse...

tENHO INTERESSE TBEM DE SABER MAS.......ACHO DIFICIL RECEBER ALGUMA INFORMAÇÃO ( INFELIZMENTE) ACREDITAMOS QUE O *MUNDO VIRTUAL* VEIO AJUDAr MUITO A HUMANIDADE, MAS........JA ESCREVI S/A ALPINIA SPECIOSA SCHUM E NÃO RECEBI RESPOSTA NENHUMA. ESCREVI E ESCREVO PQUE Não PODEMOS PERDER A ESPEWRANÇA NUNCA. SOFRI UM AVC A 7 ANOS E SEMPRE *BUSCO* ALGUMA NOVIDADE ,POIS O MUNDO ESTÁ ASSIM TODO DIA TEM *NOVIDADES*. VAMOS EM FRENTE. SE ALGUEM SOUBER ALGUMA COISA NOVA PODE ME ESCREVER MEU EMAIL cibraca@hotmail.com. O B R I G A D O - ANNA

Teresa Morais disse...

Meu irmão tem 48 anos e teve um AVC gostaria de obter informações de como posso adquirir este produto.

Anônimo disse...

tivi um avc aos 11 anos de idade e perdi o movimento do lado esquerdo ( braço e perna ) mas hoje eu ja ando mancando mais ando faço a 7 anos fisioterapia , melhorou bastante bastante se comparado a antes mas nao chegou a cura e eu estou cansado de varias e varias sessoes de fisioterapia e estou afim de adquirir este oleo . como é que eu faço para encontar esse oleo ?

Darlene disse...

Gostaria muito de saber como faço para obter o óleo do Bastão do imperador.Tive um AVE em 2009,e embora já tenha melhorado muito de como saí do hospital até hoje,ainda tenho sequelas,minha hemiplegia é a direita,sou canhota,oque por um lado foi bom,pois pude voltar a fazer muitas coisas,mas por outro foi ruim,porque hoje sei que um lado completa o outro,tenho dificuldade para caminhar sozinha,e percebo que cada dia que passa tenho ganhos e perdas de movimentos também.Por favor me digam alguma coisa sobre como comprar este óleo,pois moro no interior do RJ,e não tenho condições de ir até aí.
Atenciosamente
Darlene Amorim de Oliveira

bezerra disse...

por favor aonde encontrar esse oleo que serve para quem teve avc, sou do Recife, por favor me ajude.


sbezerra2001@hotmail.com

margarete disse...

olá boa noite gostaria de saber como adquirir o óleo de alpina speciosa schum , porque meu esposo teve um avc e encontra com muitas dificuldades por favor mim responda no meu mail margarete.jequiti2010@gmail.com desde já agradeço.

margarete disse...

olá boa noite gostaria de saber como adquirir o óleo de alpina speciosa schum , porque meu esposo teve um avc e encontra com muitas dificuldades por favor mim responda no meu mail margarete.jequiti2010@gmail.com desde já agradeço.