Seguidores

domingo, 2 de outubro de 2011

RUTH ESCOBAR


A situação é mais triste ainda, pelo fato dela possuir patrimônio e não receber os cuidados necessários… ABSURDO!
RUTH ESCOBAR
Primeiro foi o Alzheimer, que pouco a pouco se apropriou da memória de Ruth Escobar, 75. A atriz e produtora cultural luso-brasileira foi fundamental para o desenvolvimento do teatro moderno do país. Concebeu, entre outras obras, o primeiro festival internacional do gênero, apresentando ao país o trabalho de Bob Wilson e Jerzy Grotowski, entre outros encenadores de prestígio mundial.
A artista foi diagnosticada com a doença em 2000, um ano antes de criar uma versão de “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões, seu último trabalho nos palcos, como produtora.
Agora é a memória de seu legado cultural que, segundo Inês Cardoso, uma das filhas de Ruth Escobar, está em deterioração. Cardoso aponta negligência na administração do patrimônio da artista, que ficou a cargo do escritório de advocacia Pinheiro Sales após determinação da Justiça, há cerca de cinco anos. “Programas de espetáculos, folhetos, fotos, está tudo estragando por conta de umidade e sujeira em uma das casas da minha mãe, na rua Treze de Maio”, diz Inês à Folha.
“Está tudo caindo aos pedaços. Tive que brigar para convencer a curadora a trocar o piso de madeira do terraço. No estado em que estava, poderia machucar alguém”, completa.
O escritório foi procurado pela Folha, mas nenhum de seus advogados se manifestou. Segundo foi informado, apenas a advogada Marília Bueno Pinheiro Franco pode responder pelo caso. No momento, segundo o escritório, ela está inacessível, numa viagem.
Inês visita a mãe toda as manhãs. Conta que Ruth Escobar está bastante debilitada. “A doença começou a se alastrar a memória. No início, minha mãe esqueceu o repertório das palavras. Há pouco tempo, também desaprendeu a mastigar.”
Segundo diz, há seis meses, com o Alzheimer em estado avançado, a artista deixou de sair de casa e, há cerca de quatro meses, depois de levar um tombo, Ruth Escobar pouco se levanta da cama. “Ela está mais magrinha, perdeu a tonicidade dos músculos”, explica a filha.
Inês se comunica com a mãe colocando canções de Edith Piaf ou Billie Holiday para ela escutar. “Não sei dizer se ela me reconhece. Nunca vou saber”, diz.
FACEBOOK
Nesta quarta (28), outra filha de Ruth Escobar, Patrícia, postou no Facebook uma foto da mãe, debilitada, com mensagens sobre o tratamento dispensado a Escobar e aos herdeiros.
“A Dignidade de uma Senhora, que fez tanto pela cultura e pela Politica Cultural e direitos das minorias..hoje ela sequer tem plano de Saúde ou um Médico que a acompanhe..é apenas atendida pelo Sus..enquanto isso..os que detem suas contas….”
“preciso é de um Promotor Publico..sério…!!”, “um Promotor..que queira ler o caso..o processo..e me explique porque ainda não foi julgado..por que tudo isso tem que acontecer..?? Por que ela esta sem plano de saúde e sem um médico dos bons a acompanhando..e a curadora paga 2000 reais po…r mês à uma secretaria particular..que tem emprego na secretaria de cultura do municipio de São Paulo..e só aparece duas vezes por mes por lá..e leva esses 2000 reais..e mamãe não tem plano de saúde?? e por que não tem enfermeiras formadas..só cuidadoras..e por que manter-la naquela mansão que esta caindo aos pedaços..pois não tem manutenção devida..e não a colocam em uma excelente clinica especializada..?? eu sei..eles querem a herança…eu sei disso tudo..tá tudo no processo..sete volumes..e nada de julgamento..e vistas grossas..vistas que não querem ver..!! Os poucos que defendem meus meio irmãos…com certeza tem uma conta bancária mais gorda..eu digo..follow the money..e as mascaras cairão..!”
“entrei com a interdição em maio de 2006..e ela foi diagnosticada em 2000…desde lá a casa vem caindo..e eu não sou golias..sou Davi..mas..cadê minha pedra??”
“é preciso divulgar..partilhar esse escândalo..passar adiante..os políticos sumiram..os amigos também…só ficaram umas serpentes bem venenosas..por perto..que ainda reforçam a atitu…de dos meus meios irmãos..pessoas que me deixam com uma pulga atras da orelha..penso que essa gente também esta recebendo propinas..pra os defender..numa conspiração para que ela não possa suportar muito e faleça brevemente..eles querem partilhar a herança..esquecem-se que eu não assino nada..nem agora nem depois..antes que me mostrem aonde foi para todo o dinheiro e por que ela esta neste estado..quero justiça..quero que eles paguem nos termos da lei..por tão grande abuso e maldade..e preciso de ajuda para que agora consiga tirar-la da custódia deles e colocar-la em uma clínica descente e com médicos e enfermeiras..isso é Urgente..pois acho que do jeito que esta ela não sobrevive por muito tempo..”
Interior da casa da atriz e produtora cultural Ruth Escobar na av. Treze de Maio, em SP; família aponta negligência.
fonte: Folha.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas por que voces filhos interditaram a sua mãe? podendo tomar conta dela? afinal são cinco filhos!
Porque?
Sei que o Cristian não teria condições. Mas voces!
Tristeza!

Angela regina disse...

Boa pergunta...Pelo que percebi vc sabe quem é quem na família.. quem sabe vc consegue vencer esse mistério....